"The Lost Canvas" é ou não Canônico?


Uma das maiores polêmicas de toda a franquia de "Saint Seiya", é se "The Lost Canvas" é ou não canônico.


Para responder a essa pergunta, é necessário explicar o que é "Cânone" na ficção: é considerado o cânone de uma obra, as histórias e personagens que foram feitos pelo criador original, como é mais comum nos mangás, ou tudo o que se passa no universo base que fica dentro do todo um multiverso, como é mais comum nos comics americanos, fora isso, ou são universos paralelos ou são spin-offs, e nada do que acontece nesses universos paralelos afetam o cânone original e vice-versa.


Masami Kurumada, criador da franquia, escreveu e desenhou a série clássica e "Next Dimension", já "The Lost Canvas" foi feito por Shiori Teshirogi, com isso, já respondo a pergunta deste artigo: "The Lost Canvas" NÃO é canônico, e isso inclui outras sagas da franquia, como "Episódio G", "Episódio G: Assassino", "Saintia Shô", "Saint Seiya: Ômega" e o próprio anime clássico.




Sim, este último foi inpirado no mangá clássico original, porém, a Toei Animation, responsável pela produção da animação clássica, fez várias alterações para o desenho não ultrapassar o mangá, com isso, acabou inserindo inúmeros fillers (fillers são partes da história feitas exclusivamente para os animes, para eles não atropelarem os mangás, já que um anime geralmente vem de um mangá que se torna sucesso e é transformado em animação, mas claro que existem exceções, como "Saint Seiya: Ômega", que foi feito somente para a televisão).

Mas, a resposta ainda mais precisa sobre esse assunto, é que "The Lost Canvas" ERA para ser canônico, Kurumada queria contar uma história que se desenrolasse em dois pontos de vista, no que ele chamava de "Multi Dual Angle", enquanto ele escrevesse a saga "Next Dimension", outro mangaká seria responsável por "The Lost Canvas", um conceito que ele mesmo idealizou, e então ele chamou Teshirogi para ficar no cargo de mangaká de TLC, mas esse plano de "Multi Angle Dual" teve que ser alterado, principalmente porque as publicações de TLC eram semanais, diferente de ND.

Masami Kurumada chamou Shiori Teshirogi para trabalhar no TLC pois já havia gostado de trabalhos da artista, e ele passou algumas partes base da saga, porém, ele já deu a ela  certo grau de liberdade criativa, mas, em um determinado momento, Kurumada acabou dando total liberdade criativa para a autora, resultando na aventura que temos hoje.




Aliás, o fato de Kurumada ter criado o conceito de TLC, de ele ter chamado Shiori Teshirogi por admirar seu trabalho e confiar o futuro de uma de suas criações a ela dando-lhe liberdade criativa, desmente aquela história de que Masami Kurumada tinha inveja de Teshirogi por ela supostamente ter feito uma obra melhor que a dele.

Na verdade, o respeito e admiração entre os dois era mútuo, e, além de todos esses fatores mencionados, Kurumada ainda estava recebendo o dinheiro de seus direitos autorais, então não faz sentido nenhum ele ter birra de Shiori justamente por tudo estar à seu favor.

Resumo da ópera: "The Lost Canvas" não é canônico, mas originalmente era para ser, e Masami Kurumada e Shiori Teshirogi não são rivais.

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